A memória humana está associada a sistemas corporais, funcionalidade e atividades.
Quando você escreve, sobe as escadas, estuda um poema, diferentes partes do cérebro são ativadas.
A memória é dividida de acordo com a duração do armazenamento da informação e como o material é lembrado. Figurativamente, a memória se assemelha a uma fábrica, onde as ações de máquinas e pessoas criam uma cadeia.
Para que o processo seja agradável e uma pessoa progrida no trabalho e nos estudos, você precisa conhecer seus pontos fortes de uma forma ou de outra de memória. A maneira mais rápida de conseguir isso é fazer um curso que garanta o desenvolvimento da memória e da atenção.
Qual memória é responsável por armazenar informações?
- Instante;
- curto prazo;
- operacional;
- longo prazo.
1. A memória instantânea dura de 0,1 a 0,5 segundos: você está em um ônibus e viu uma nova placa ou um transeunte. Percepção do que é visto ou ouvido pelos sentidos: o cérebro fixa o próprio fato sem signos. Se a informação for desnecessária, o cérebro simplesmente a apaga.
2. A memória de curto prazo retém a imagem por 20 segundos. Nessa memória, a imagem tem signos. Após 5 segundos, uma pessoa é capaz de dizer qual é a cor do sinal, qual é a idade do transeunte.
Como treinar a memória de curto prazo? Preste atenção aos detalhes. Por exemplo, lembre-se do que as pessoas estão vestindo no ônibus, suas vozes e características faciais. E depois de um tempo tente restaurar esses detalhes. Este é um exercício fácil, não requer muito tempo. O treinamento de memória online também ajudará nisso.
Pessoas com boa memória de curto prazo tornam-se interlocutores e palestrantes interessantes, pois conseguem encontrar rapidamente uma resposta para uma pergunta e improvisar em uma conversa, sem fazer longas pausas.
3. A memória de trabalho armazena informações enquanto uma pessoa executa uma tarefa. Por exemplo, na escola uma criança resolveu problemas de álgebra, após a formatura foi para uma universidade de artes liberais e agora não se lembra de como resolver problemas matemáticos. A RAM manteve essas informações pelo tempo necessário.
4. Memória de longo prazo. Você memorizou o poema na escola e o recitou livremente em um ano e em 30 anos – a memória de longo prazo é responsável por isso. Se uma pessoa reproduz regularmente o material aprendido, ele é armazenado na memória de longo prazo. O que é importante: as informações que entraram na memória de longo prazo são restauradas mesmo após lesões.
Como percebemos e lembramos?
De acordo com o método de memorização, a memória é dividida em:
- figurativo: auditivo, visual, gustativo, olfativo, tátil, tátil;
- motor;
- emocional;
- lógico.
1. Memória figurativa. Praticamente não há pessoas que se lembrariam igualmente bem de ouvido, paladar, visual e olfato. Treinar a memória figurativa é mais fácil do que parece. Se uma pessoa não se lembra bem de ouvido, ela só precisa ouvir regularmente os audiolivros, aprender poemas em áudio ou memorizar uma sequência de sons diferentes. Você pode desenvolver a memória visual com a ajuda de desenhos: memorize uma sequência de fotos, olhe para um cartão por alguns segundos e lembre-se do que viu em um minuto.
2. Memória do motor. Por que uma criança se lembra de como andar após o primeiro passo? A memória motora é responsável por isso, com a ajuda de que todo o corpo humano se lembra de como andar, como digitar no teclado, etc.
Após um ferimento grave, uma pessoa com perda de memória esquece seus parentes, até mesmo seu nome, mas se você der uma caneta a ela, ela se lembrará da assinatura. Com a ajuda da memória motora, as pessoas aprendem a andar novamente, a andar de bicicleta depois de 20 anos, etc.
Todo o mesmo treinamento regular ajudará a desenvolver a memória motora. Mesmo fitness – e ele precisa ser repetido. Quando uma pessoa realiza exercícios motores repetidas vezes, com o tempo eles acabam automaticamente. É por isso que, ao dominar um novo esporte, primeiro monitoramos constantemente a técnica e depois relaxamos, porque o corpo reproduz os movimentos automaticamente.
3. Memória emocional. Este tipo de memória está intimamente relacionado com a psicologia. Todos os complexos e hábitos de comportamento podem acompanhar uma pessoa por toda a vida por causa das emoções que experimentou pela primeira vez.
4. Memória lógica. Uma pessoa se lembra de informações em blocos. Por exemplo: não apenas um mercado de alimentos, mas onde está localizado, o que é vendido lá, quais preços, de qual vendedor é melhor comprar carne, etc.
Este tipo de memória enfraquece mais do que outros com a idade. Ou seja, uma pessoa após a primeira viagem pode não se lembrar da rota exata, quanto custa a carne, etc.
PS Para professores, médicos, vendedores e representantes de outras profissões, onde é preciso memorizar muito, com memória lógica fraca, nada. Com sua ajuda, novas informações são associadas às antigas e são absorvidas mais rapidamente. Para alunos e escolares cuja memória lógica sofre, é mais difícil aprender, porque o novo material cai como um peso morto.
Além da idade, a memória lógica é afetada pela alimentação, ritmo de vida, tipo de trabalho e até doenças e estresse. Portanto, após 30 anos, os médicos recomendam treinar a memória.