As 20 melhores técnicas: como aprender muito e não explodir

Estudar na universidade é sempre uma grande carga de trabalho e estresse. Cada aluno tem que ler, analisar e memorizar uma enorme quantidade de material novo. Como você pode não trabalhar demais e explodir?

Nesse caso, os alunos vêm em auxílio de métodos eficazes que há muito se provaram e foram testados por especialistas. Especialmente para você, compilamos uma seleção das 20 melhores dicas de como estudar melhor para se lembrar mais e não se cansar.

Métodos oficiais e truques aparentemente óbvios que muitas vezes esquecemos – em nosso artigo …

1) Desenvolva um plano

Ao começar a estudar material volumoso, desenvolva um plano de aula claro. Isso ajudará a alocar tempo, sistematizar o processo, torná-lo mais eficiente.

2) Estude em um ambiente confortável e adequado para o aprendizado

O ambiente em que você estuda desempenha um papel importante na assimilação do material. O quarto, por exemplo, não pode ser chamado de melhor local para estudar, pois age relaxando e atrapalha a concentração, mas um escritório confortável com móveis confortáveis ​​é perfeito!

3) Priorize a nutrição adequada

Pelo menos durante o período de estudo intenso, desista do fast food em favor de uma nutrição adequada com café da manhã farto e saudável. Tente também reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar a ingestão de proteínas.

4) Treine com os amigos

Estude em grupo com amigos e colegas, se possível. Isso diversifica o aprendizado, permite trocar ideias e discutir, o que ajuda muitos na memorização do material.

5) Use técnicas adequadas para você

Alguns alunos se sentem mais à vontade lendo e-books e fazendo anotações em um computador ou tablet, enquanto outros se sentem mais à vontade trabalhando com livros de papel e fazendo anotações à mão – sempre escolha o que mais lhe convier.

6) Mude o foco

Sessões longas do mesmo tipo (por exemplo, apenas lendo ou apenas ouvindo áudio) ou com material homogêneo (por exemplo, apenas dados técnicos ou apenas literatura clássica) afetam negativamente o processo de compreensão e lembrança. Alterne uma variedade de materiais e métodos de estudo.

7) Não empurre

Os cientistas há muito provaram que, para a maioria das pessoas, o amontoamento persistente do material não dá praticamente nenhum resultado. Tentar apenas memorizar o material, sem o apoio de mais nada, será uma perda de tempo para você.

8) Use técnicas mnemônicas

Os truques mnemônicos são um conjunto de técnicas comprovadas que ajudam a lembrar informações textuais, visuais e digitais, bem como nomes e até sobrenomes. Entre eles estão o “método da sala romana”, o código alfanumérico, o “método do cabide”, o método O’Brien, o sistema Shed e muitos outros. Estude cuidadosamente essas técnicas e escolha aquela que é mais adequada para você.

9) Confie na repetição espaçada

A repetição constante do material aprendido, como um poema, em certo sentido, “atrofia” essa informação em nosso cérebro, o que leva a uma memorização apenas de curto prazo. Se você quiser se lembrar de algo para sempre, use o método de repetição espaçada.

10) Use lembretes e cartões de aprendizagem

Este método é bom para memorizar fórmulas, datas, palavras estrangeiras, etc. Escreva o que você quer lembrar em cartões e pendure-os em diferentes lugares da sua casa ou quarto. Informações de vez em quando chamarão sua atenção, o que contribuirá para sua memorização involuntária.

11) Ilustrar material para lembrar

Segundo os cientistas, uma porcentagem muito grande de pessoas percebe qualquer informação em forma gráfica de maneira mais fácil e rápida. Podem ser desenhos, tabelas, gráficos e tudo que envolva percepção visual. Se você não consegue encontrar materiais gráficos prontos sobre o seu tema, crie-os você mesmo!

12) Use associações fonéticas para memorizar palavras e termos estrangeiros

Fazer associações e encontrar correspondências é uma das capacidades únicas do nosso cérebro. É especialmente útil ao memorizar termos complexos, palavras estrangeiras e abreviações. Certamente você conhece palavras ou expressões que soam semelhantes ao que você precisa lembrar – faça uma associação significativa entre uma palavra familiar e uma desconhecida para memorizar a última com facilidade e rapidez!

13) Memorize explicando o material para outras pessoas

Em 1969, o cientista Edgar Dale desenvolveu um “cone de aprendizagem”, que reflete os métodos mais e menos eficazes de material de aprendizagem. Uma técnica muito útil que você pode aprender com este estudo é recontar e explicar o material estudado para outras pessoas. Por exemplo, você estudou o material sobre o reinado de Napoleão. Para se lembrar melhor, encontre um ouvinte grato ou tente contar a ele sobre o que você lê da mesma forma que um professor faria.

14) Use associações visuais

Já mencionamos a capacidade do nosso cérebro de fazer associações como um fator importante no aprendizado eficaz. No entanto, as associações podem ser não apenas fonéticas, mas também fictícias ou visualizadas. Ao estudar um novo material, tente imaginar o que está lendo ou ouvindo. Posteriormente, para recuperar rapidamente essas informações, você só precisa recuperar a imagem apresentada, ou seja, associação visual.

15) Combine estudo com atividade física

Curiosamente, a atividade física geralmente ajuda a lidar com o estresse mental. Acontece que apenas um treino de 15 minutos é suficiente para ativar os processos cerebrais, obter uma carga de vivacidade, restaurar a memória e a clareza de pensamento.

16) Faça pausas para dormir

Em Psycho-Cybernetics, o Dr. Maxwell Maltz descreveu o exemplo de um homem cujo processo de pensamento foi significativamente ativado durante um curto sono imediatamente após o estudo de um novo material. Isso o ajudou milagrosamente a lembrar e até analisar as informações recebidas. O médico chegou à conclusão de que oportunidades semelhantes também são inerentes à maioria das pessoas. Então, por que não tentar? Além disso, um sono saudável é uma ótima oportunidade para relaxar no processo de estudo intenso.

17) Beba mais água

Sempre mantenha uma garrafa de água à mão ao aprender um novo material. Cientistas da University of East London provaram que beber muita água pura ajuda a pessoa a se concentrar na solução de problemas e acelera a memorização de informações.

18) Aumente sua ingestão de ômega-3

Memória, atenção, velocidade do pensamento – tudo isso em nosso corpo é afetado pelos ácidos ômega-3. Sua falta pode ter um impacto extremamente negativo na capacidade de trabalhar com material a granel. Portanto, certifique-se de incluir nozes, sementes e peixes oleosos em sua dieta.

19) Evite se exercitar sob sol forte e calor

A iluminação natural ou artificial brilhante, bem como o calor, impedem a maioria das pessoas de perceber novos materiais, pois relaxam não apenas o corpo, mas também os processos do cérebro humano. É por isso que nem todo mundo consegue estudar produtivamente em uma tarde quente ou em uma praia ensolarada. Curiosamente, é melhor assimilar e compreender novas informações em temperatura média e, se não no escuro, pelo menos em luz suave.

20) Crie incentivos adicionais

Para muitas pessoas, “estudar para aprender” não é um incentivo suficiente para estudar material difícil de forma sistemática e concentrada. Isso pode se tornar um sério obstáculo ao progresso. Mas, há uma saída … basta criar um incentivo adicional para você! Por exemplo, prometa a si mesmo uma viagem interessante, uma visita a um restaurante ou a compra de uma coisa nova há muito esperada se você passar no exame. Isso certamente ajudará a lidar com a preguiça e a falta de motivação.

livros-online.org
Deixe um comentário